FAÇA SEU PEDIDO POR WHATSAPP!

Enoqui

Também conhecido como Enokitake, ou Enokidake, ou Enoki, são cogumelos brancos finos e longos, usados principalmente na cozinha do Leste Asiático (como na culinária chinesa, japonesa e coreana). Esses cogumelos são da espécie Flammulina velutipes, também chamados de cogumelos de agulha de ouro. Os espécimes selvagens, que diferem em cor, textura e grossura, são chamados de cogumelos de inverno, pés de veludo ou caule de veludo entre outros nomes.
Os cogumelos da variedade Enokitake possuem antioxidantes em abundância. Pesquisas da Universidade Nacional de Singapura publicadas em 2005 descobriram que o talo do cogumelo contém uma grande quantidade de uma proteína que ajuda a regular o sistema imunológico. Testes em animais indicaram possíveis usos em vacinas e imunoterapia a câncer.
Eles são tradicionalmente usados em sopas, mas também podem ser usados em saladas e outros pratos, e possuem uma textura fresca. Recomenda-se consumir espécimes frescos de Enoki, com cabos firmes, brancos e brilhantes, evitando aqueles que têm caules viscosos ou acastanhados.
O cogumelo cresce naturalmente sobre os tocos da árvore Celtis Sinensis, chamada de Enoki em japonês, mas também pode ser encontrado em outras árvores, como a amoreira e o diospireiro. Existe uma grande diferença de aparência entre os cogumelos selvagens e os cultivados. Cogumelos cultivados não são expostos à luz, resultando em uma cor branca, enquanto os cogumelos selvagens normalmente têm uma cor marrom escuro. Os cogumelos cultivados crescem em um ambiente com alta taxa de CO2 para desenvolverem caules mais longos e finos, enquanto os cogumelos selvagens desenvolvem um caule mais curto e grosso.
A variedade que possuímos é sempre cultivada, normalmente em uma garrafa de plástico ou bolsa de vinil por 30 dias, à 15° Celsius e 70% de umidade, em um substrato de pó de serra ou espigas de milho, além de vários outros ingredientes. Ao final, o cogumelo é colocado em um ambiente um pouco mais frio e úmido por 30 dias. Para crescer longo e fino, o cogumelo é colocado em um cone de papel para restringir seu crescimento.
ATENÇÃO: COGUMELO SAZONAL. PEDIDOS SOMENTE POR ENCOMENDA.
Domínio: Eukaryota
Reino: Fungi
Subreino: Dikarya
Divisão: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Subclasse: Agaricomycetidae
Ordem: Agaricales
Subordem: Marasmiineae
Família: Physalacriaceae
Género: Flammulina
Espécie: F. Velutipes

Tabela Nutricional

PORÇÃO: 100 g (1/2 da bandeja de 200 g)
QUANTIDADE POR PORÇÃO % VD*
Valor Energético
Carboidratos
Proteínas
Gorduras Totais
Gorduras Saturadas
Gorduras trans
Fibra alimentar
Sódio
* Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kCal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido.