Hiratake
(Pleurotus djamor)
O sabor do cogumelo ostra rosa foi descrito como carnudo e de peixe. Assim como a maioria dos cogumelos, é bastante umami (Umami é uma outra categoria de sabor em alimentos, além de doce, azedo, salgado e amargo, correspondendo ao sabor dos glutamatos, especialmente do glutamato monossódico). Sua textura é carnuda e levemente aveludada. Quando frito até ficar crocante, lembra bacon ou até presunto. No entanto, quando é cru, tem um sabor levemente azedo.
O cogumelo Hyratake Rosa (Em inglês conhecido como Pink Oyster), além de rosa, como o próprio nome já diz, possui uma cabeça encaracolada com 2 a 5 cm de diâmetro. As tampas também são bastante finas. O caule é muito curto ou mesmo inexistente. A razão pela qual é muito raro encontrá-lo em supermercados é que ele tem uma vida útil de apenas cerca de um dia.
Os cogumelos Hyratake são mais adequados para aplicações cozidas, como refogar, ferver, assar ou fritar. Eles podem ser salteados ou fritos com outros vegetais, adicionados a pratos de massa, polvilhados em cima da pizza, adicionados a tigelas de grãos, salteados com ovos, fervidos em sopas ou ensopados, ou cozidos em risoto. Eles também podem ser salteados e misturados com molhos brancos à base de creme para dar sabor. Devido à sua textura carnuda, esses cogumelos requerem um cozimento completo para desenvolver seu sabor e uma consistência comestível. Cogumelos ostra rosa combinam bem com coentro, salsa, hortelã, manjericão, alho, gengibre, cebola, óleo de gergelim, molho de soja, pimentão, repolho roxo, brócolis, milho bebê, alho-poró, quinoa, macarrão, arroz e batatas.
Reino: Fungi
Divisão: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Pleurotaceae
Gênero: Pleurotus
Espécie: P. Djamor