A origem do nome shiitake é japonesa: vem de shii, uma árvore parecida com carvalho, e take, que quer dizer cogumelo. Ele é um fungo aeróbico que se fixa em madeira ou em aglomerados de celulose e outros compostos similares. O shiitake tem muitos benefícios, sendo um grande aliado para o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e infecções. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e dos músculos. É rico em selênio, vitaminas B2, B3, B5, B9 e D, além de zinco, manganês e cálcio.
Veja todas as vantagens de consumir shiitake:
1. Ajuda a emagrecer
Afinal, são apenas 34 calorias em cada 100g. É rico em fibras e água, e tem poucos carboidratos, o que garante saciedade em poucas quantidades. Sem falar que é um excelente substituto para a carne, pois seu sabor e consistência lembram os alimentos de origem animal.
2. Reduz o Colesterol
A eritadenina, substância presente no shiitake, tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
3. Auxilia no combate ao câncer
A lentinana é outro componente do shiitake que faz bem à saúde. Ela fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção e no combate ao câncer.
4. Combate os radicais livres
O shiitake em rico em antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres, responsáveis por causar complicações que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer.
5. Fortalece o sistema imunológico
Esse é um dos maiores benefícios do shiitake, que pode ser até mais eficiente do que alguns medicamentos no combate a infecções causadas por vírus e bactérias.
6. Controla a Pressão Arterial
Mais um componente importantíssimo é a niacina, vitamina que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e à consequente diminuição da pressão arterial.
7. Protege o sistema cardiovascular
O cogumelo shiitake regula os níveis de LDL, reduz o risco de arteriosclerose (obstrução das artérias que pode causar infarto) e controla a pressão.
8. Previne a trombose
Presente no shiitake, a lantionina inibe a agregação de plaquetas, impedindo a formação de coágulos que bloqueiam a circulação sanguínea.