FAÇA SEU PEDIDO POR WHATSAPP!

Higienização

Vou tentar esclarecer esta questão tão difusa tendo como base a minha experiência como produtor e cozinheiro, então você poderá chegar às suas próprias conclusões e, principalmente, testar o que funciona para você, ok? Até mesmo porque existem diversos tipos de cogumelos e cada um tem características próprias, muitas vezes bem distintas dos outros tipos de cogumelos. Então vamos lá…

Cogumelos podem ser lavados?

Sim!! O que você não deve fazer é molhar por muito tempo e muito menos deixá-los de molho na água, como fazemos com as verduras por exemplo. Mas é claro que se eles já estiverem limpos, como a maioria dos cogumelos Shiitake que já chegam em nossas casas bem limpos, é melhor evitar a água só passar uma papel toalha ou um pano só para tirar as sujeiras mais sólidas e visíveis.

A maior parte dos cogumelos vendidos em escala comercial são produzidos em substratos que certamente podem sujá-los com resíduos sólidos de suas composições, mas isto acontece pouco e a maior parte dos cogumelos chega em nossas casas bem limpos. Esses substratos, antes de receberem os micélios (as “sementes” dos cogumelos), são pasteurizados ou esterilizados, e por isso ficam perfeitamente limpos e livres de microrganismos nocivos. Até mesmo nos casos específicos dos cogumelos Paris e Portobello, que recebem uma camada de terra, essa terra é um tipo de turfa esterilizada, por isso que a limpeza pode ser superficial sem que isso possa lhe causar riscos maiores.

Resumindo: quase todo mundo recomenda não usar água porque os cogumelos são corpos altamente esponjosos, e como tal absorvem água, o que teoricamente iria interferir muito em sua consistência e sabor, mas eu lhes garanto que uma lavada rápida debaixo da torneira não irá alterar em praticamente nada a consistência e o sabor dos cogumelos, então é claro que você pode lavá-los! Preferencialmente imediatamente antes do preparo, em água corrente, agitar para tirar o excesso de água e preparar os cogumelos como sua receita mandar!